quarta-feira, 22 de março de 2017

Visão monocular



"As pessoas apresentam dificuldades como comprometimento da coordenação - "falta de jeito" - gerando a colisão em objetos ou pessoas, dificuldade para subir e descer escadas, cruzar ruas, dirigir, praticar os vários esportes e as atividades da vida diária que requerem a visão de profundidade (estereopsia) e a visão periférica." (Texto extraído do site: http://www.minhavida.com.br )

A vida toda me considerei uma pessoa extremamente desastrada, derrubando objetos e esbarrando nas pessoas justamente do meu lado cego. Hoje eu tenho consciência que isso tudo é causado pela deficiência. Esclarecimento é tudo!




"Visão monocular é caracterizado pela capacidade de uma pessoa conseguir olhar através de apenas um olho, com isso, possuindo noção de profundidade limitada." Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Visão_monocular


Antes eu tinha muita vergonha de falar disso, e nunca achei necessário que as pessoas soubessem da minha deficiência. Nunca quis me sentir e nem ser tratada diferente por conta disso. Hoje por causa da necessidade (meu olho bom atrofiou há cerca de 3 anos), sou obrigada a buscar ajuda com profissionais e me adaptar a realidade, pois, não consigo fazer mais nada sem óculos e de acordo com o médico a situação ainda pode piorar. 
Fico triste, pois, tenho alguns prejuízos como a habilitação para dirigir veículos. A fragilidade nesse caso é bem difícil pra mim. 
Ser frágil como mulher é uma coisa, ser limitada por uma deficiência é outra. 😢
(Deuzijane)



Na imagem acima, uma lesão muito parecida (quase igual), a que tenho no olho direito.


0 comentários:

Template by:

Free Blog Templates